top of page
  • Mario Bastos

É difícil entender


Às vezes fica difícil de entender

Conforme o tempo vai passando, temos a oportunidade de tirar vários e vários aprendizados de experiências vividas, sentidas ou até mesmo das que não acontecem conosco, mas que estamos no mesmo contexto. É muito importante realmente observarmos tudo que está acontecendo a nossa volta, internamente também, pois temos como conduta normalmente, sentir e observar o externo, mas esquecemos de nós mesmos.

Torna-se muito importante, nos conhecermos o melhor possível, para “codificarmos”, o que está acontecendo, o que realmente cada situação quer dizer e o que representa para nós, pois sabemos que Deus está no comando de nossas vidas, mas é importante entender o como Ele está comandando, claro também temos que ter a consciência que cada um possui seu jeito de “processar”, compreender, codificar, a isso chamamos de “cultura individual de interpretação”.

Por que em certas situações temos muitas dificuldades de entender o outro, pois quando é conosco, torna-se mais fácil, pois existe um certo conhecimento, por mais desconhecido que seja, ainda torna-se mais fácil, pois normalmente esperamos do outro as mesmas reações que nós teríamos, e justamente nesses momentos é que acontecem as grandes confusões, até mesmo discussões pois queremos que o outro reaja como se fossem nós.

Para entender o outro é muito importante que saibamos respeita-lo, pois por mais que conheçamos o próximo, mesmo assim dependendo da situação, ele torna-se uma incógnita para nós. Então aceitando, observando e processando as atitudes do outro é que conseguiremos conviver da melhor e mais harmoniosa maneira possível, para assim desfrutar o que de melhor ele tem para nos doar, que seria seu amor, cuidado, respeito e amizade sincera.

“Entender o próximo, é ama-lo sem condição alguma.”


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page