top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Sorocaba expõe conceito de smart city em fórum internacional


A cidade de Sorocaba apresentou o conceito de cidade inteligente e o panorama adotado pelo município dentro das políticas de smart cities, durante o Fórum Governo Eletrônico Brasil Coréia 2017, promovido na segunda-feira (19), em São Paulo.

A Secretaria de Planejamento e Projetos da Prefeitura expôs os conceitos e o estágio de implementação dos diversos sistemas e políticas no município, ao abordar o tema “Panorama das políticas de smart cities em Sorocaba.

Durante o Fórum internacional o município expôs projetos de infraestrutura tecnológica como o de infovia com 420 km de extensão de fibra óptica com programa de inclusão digital; a expansão de data center, programas dos sistemas de informação para levar serviços aos munícipes e a central de atendimento e programas de governança de Tecnologia da Informação (TI).

Organizado pelo Consulado Geral da República da Coréia de São Paulo, o Fórum com representantes de vários países apresentou modelos e exemplos de sucesso (cases) para transporte urbano por meio da tecnologia de informação e comunicação, além do atual panorama de cidades inteligentes (smart cities) e estratégias de informação urbana.

A secretária adjunta de Planejamento e Projetos, Mirian Zacareli, e o assessor de Assuntos Internacionais de Sorocaba, César Nonato Pederiva, consideram que a troca de experiências foi muito válida para avaliar os caminhos que Sorocaba está trilhando como uma cidade inteligente e para a aproximação das cidades coreanas que estão num nível de desenvolvimento mais avançado em tecnologia e comunicação.

O evento reuniu autoridades e empresários de várias cidades do Estado de São Paulo e da Coreia do Sul. Apresentaram cases as cidades Anyang (Gyeonggi / Coreia do Sul), Seul (Capital da Coreia do Sul), São Paulo e Sorocaba, além do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e informações da Coréia (Klid).

Outros temas abordados

Os temas abordados trataram da busca de soluções de inteligência baseados nos pilares de inovação e tecnologia de informação, como “panorama das questões e políticas do transporte público em São Paulo”, “gestão do sistema inteligente de Seul”,” soluções de problemas urbanos através do Big Data”, “inovação da gestão urbana de São Paulo”, “Vigilância em teia de Anyang”,” inovação de informatização urbana baseada em informação geográfica” e “Panorama das políticas de smart cities em Sorocaba”.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Leandro Nogueira


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page