top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Coreanos apresentam soluções de tecnologia em visita a Sorocaba


A Prefeitura de Sorocaba recebeu, na manhã desta terça-feira (20), uma comitiva de autoridades coreanas. Cumprindo agenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, os sul-coreanos foram recebidos por membros do secretariado municipal, além de assessores e técnicos de várias áreas da administração pública local.

Composta por representantes do Ministério do Interior da Coreia, e por membros do Centro de Operações Tecnológicas Integradas de Anyang, cidade irmã de Sorocaba desde 1997 e uma das mais importantes localidades coreanas, os asiáticos pontuaram aspectos da sua economia e receberam informações de Sorocaba a partir de apresentação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico local.

Além de ressaltar a relação de apreço e amizade entre Sorocaba e a Coreia e relembrar as missões realizadas, sobretudo com Anyang, ao longo dos últimos vinte anos, o Gerente de Operações do Centro de Operações de Anyang, Yun Junh Ho, destacou a forma como a Coreia chegou a um elevado índice de automação e desenvolvimento tecnológico. “Temos, Sorocaba e Anyang, a mesma população, quase 700 mil habitantes, mas nós temos uma área territorial muito pequena, um décimo de Sorocaba e por isso, ao longo do tempo investimos em automação e tecnologia para suprir problemas conjunturais, pudemos investir em monitoramento, além de dispor de sensores em nossas ruas, em tecnologia nos sistemas de proteção ao cidadão como o nosso botão do pânico que sabemos, vocês irão implementar projeto parecido”, apontou o dirigente coreano.

Kim Ki Byoung, diretor do Ministério do Interior da Coreia também apontou aspectos que motivaram a visita a Sorocaba. “Saímos de uma condição muito difícil depois da Guerra de 1950 em nosso país e agora temos como oferecer auxílio tecnológico, dar suporte e trocar experiências com nossos amigos ao redor do mundo e, sobretudo, com Sorocaba, cidade irmã e parceira do nosso povo”, destacou.

A comitiva coreana, que além de Sorocaba visitou São Paulo e outras cidades do interior paulista, questionou aspectos de funcionamento da indústria sorocabana e recebeu indicativos positivos quanto à capacidade produtiva e qualificação da mão de obra local. Além de deixar em aberto a possibilidade de investimentos futuros no parque fabril sorocabano, os coreanos destacaram a possibilidade de transferência de tecnologia e mecanismos de informação voltados ao desenvolvimento urbano.

Estiveram presentes à recepção da comitiva coreana, os titulares das seguintes secretarias; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Habitação e Regularização Fundiária; Assuntos Jurídicos e Patrimoniais; Licitações e Contratos; Comunicação e Eventos; Fazenda; Recursos Humanos; Relações Institucionais e Metropolitanas; Gabinete Central e Planejamento e Projetos.

Histórico de parceria

Sorocaba e Anyang, um dos principais centros industriais da Coreia, são cidades irmãs desde 1997. Naquele ano uma comitiva sorocabana esteve na cidade e, em retribuição, os coreanos visitaram Sorocaba. Ao longo dos últimos as visitas se repetiram, sempre com o aprofundamento do diálogo entre os dois povos.

Empresários chineses conhecerão Sorocaba na sexta-feira (23)

Nesta sexta-feira (23) uma nova comitiva chinesa irá conhecer Sorocaba. Cerca de trinta empresários chineses irão percorrer o Parque Tecnológico de Sorocaba, além de áreas da cidade a serem definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Marcelo Adifa


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page