top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Programa Id Jovem é lançado em Sorocaba


Ampliar o número de jovens com acesso a atividades artísticas, culturais e esportivas e possibilitar melhorias em seus deslocamentos a partir da cessão de passagens livres ou com descontos no transporte interestadual. Esses foram alguns dos aspectos abordados na atividade de lançamento do programa Identidade Jovem, ou Id Jovem, durante a tarde desta terça-feira (23) na sede da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias).

O Id Jovem irá beneficiar jovens entre 15 a 29 anos e em situação de vulnerabilidade social. Para se cadastrar e ter direito ao benefício os jovens devem estar dentro da faixa de idade pré-estabelecida e ter renda familiar não superior a dois salários mínimos, além de estar ativo, com os dados atualizados, no Cadastro Único de assistência social do município há pelo menos vinte e quatro meses.

O programa, que já existe há alguns anos, será agora implementado de forma organizada em Sorocaba a partir de ação da Secretaria de Igualdade e Assistência Social.

O ID Jovem instrumentaliza o cumprimento do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013) e o Decreto nº 8.537/2015 que estabelecem que os jovens tenham acesso à mecanismos de cultura, esporte e lazer, em condições diferenciadas, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade.

A atividade de lançamento contou com a participação de Cíntia de Almeida, Secretária de Igualdade e Assistência Social; Mário Bastos, Secretário de Cidadania e Participação Popular; Wilson Carlos Costa dos Santos, Coordenador de Programas Para a Juventude da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e do seu Subcoordenador, Samuel Coelho de Oliveira, que é também o responsável pelo Programa Id Jovem no Estado de São Paulo.

Identificação através de cartão eletrônico ou impresso

O cartão é virtual e será gerado um código (Qr Code) que deverá ser apresentado na tela do celular sempre que o beneficiário for frequentar alguma atividade em que tenha direito a descontos. Atendendo aos quesitos do Id Jovem, o beneficiário poderá baixar um aplicativo pelo celular que será responsável por gerar os códigos para descontos. O cartão tem validade de 180 dias e deverá ser revalidado após esse período.

Existe também a possibilidade do cartão ser impresso. Esse mecanismo atende aos jovens que não possuem celulares ou não tem acesso à internet a partir do aparelho celular.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page