top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Terceira Idade aprende a andar de bicicleta em Sorocaba


O Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” sediou na manhã desta quarta-feira (10) a segunda aula prática da Escola do Pedala Terceira Idade. Empolgados e com muita disposição, alguns idosos já pedalavam e outros treinavam o equilíbrio na bicicleta. Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, a atividade é gratuita e ocorre as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30, no estacionamento lateral da unidade.

Realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, a atividade faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade. O objetivo é ensinar os idosos a andar de bicicleta, além de aprimorar as habilidades daqueles que já sabem pedalar. A meta é formar um grupo de ciclistas desta faixa etária, consciente da maneira correta de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade, além de promover a saúde por meio da atividade física.

Durante a aula, os instrutores acompanhavam os alunos e davam dicas e instruções para manter o equilíbrio na bicicleta e a pedalar seguindo um trajeto completo, além da maneira mais segura de frear e fazer curvas. Na Escola do Pedala Terceira Idade, os participantes também são orientados sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte através do uso das bicicletas.

A sócia do Clube do Idoso, Irene Guimarães, morado do Trujillo, está prestes a completar 70 anos de idade e estava toda animada. Esta é a segunda vez que participa da Escola do Pedala Terceira Idade. “Adoro esta aula, era isso que faltava pra mim. Decidi participar de novo porque apesar de saber andar de bicicleta, ainda não tenho coragem de pedalar na rua. Mas tenho certeza que com estas aulas vou conseguir”, disse orgulhosa. Ela aprendeu a pedalar no ano passado: “Nunca tinha sentado numa bicicleta antes. Ainda vou dominar a arte de pedalar”, afirmou.

Segundo Irene, a atividade física ainda trouxe benefícios para a sua saúde. “Sentia fortes dores no joelho, devido à artrose, e desde que comecei a pedalar esta dor praticamente diminuiu. Me ajudou muito, pois se a gente não se movimenta a doença piora e agora praticamente não sinto mais nada”, contou.

Outra aluna da Escola do Pedala Terceira Idade é Mirian Carlos Patrício, de 71 anos, moradora da Vila Jardini. Concentrada, ela estava treinando o equilíbrio na bicicleta. “Minha mãe não deixou aprender quando era criança, pois andar de bicicleta era só para homens”, contou. Apesar da insegurança nas primeiras aulas, ela está gostando e muito otimista com os resultados. “Tenho certeza que vou conseguir andar sozinha. Até falei ao meu marido para treinarmos mais na Escola do Pedala do Parque das Águas”, declarou.

O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Mariana Campos


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page