top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Prefeitura planeja complexo esportivo para pessoas com deficiência


Com quase 28% da população de Sorocaba com algum tipo de deficiência, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, estão desenvolvendo ações e projetos para a inclusão dessas pessoas na sociedade a partir da prática esportiva e recreativa. Um dos primeiros projetos para o segmento foi apresentado na manhã desta quinta-feira (20) pelo prefeito José Crespo para parte do seu secretariado.

O prefeito conheceu as instalações do Centro Inclusivo de Esporte e Lazer “Aluísio de Almeida” (CIEL) na Vila Santana e expor seus planos para aquele ambiente, que já desenvolve ações com deficientes e terá seu espaço e suas atividades reprogramadas para atender um público maior e de forma mais efetiva.

A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) a partir do esporte foi um dos elementos mais importantes do então candidato a prefeito nas eleições passadas e agora passou a ser prioridade da Secretaria de Esporte e Lazer e de outras áreas. Pela sua localização privilegiada e pelo trabalho já desenvolvido no CIEL, o local foi o escolhido para ser avaliado para as obras de um amplo complexo esportivo projetado especialmente para atender as necessidades dos deficientes e suas características.

As secretarias presentes: Esporte e Lazer, Igualdade e Assistência Social, Planejamento e Projetos, Comunicação e Eventos, e Conservação, Serviços e Obras, irão compor um grupo de estudos para avaliar as melhores soluções e projetos que poderão ser implementados no local.

Os técnicos da Secretaria de Planejamento já apresentaram sugestões de projetos para o complexo esportivo, contemplando, inclusive, as área de lazer com brinquedos e elementos lúdicos adaptados especialmente para as necessidades dos deficientes de diversas modalidade; física, mental, etc.

A unidade de saúde, em área contígua ao CIEL, deve ser importante ao projeto de construção do complexo de inclusão, pois, poderá servir de amparo à análise das diferentes condições físicas e disponibilidades esportivas de cada um dos futuros frequentadores do espaço.

Caberá à Secretaria de Esporte e Lazer a condução e coordenação do projeto do futuro complexo esportivo de inclusão.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Marcelo Adifa


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page