top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Palestra promovida pela Prefeitura traz novos olhares sobre o autismo


Em 2 de abril celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Instituída em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data marca os esforços em todo o mundo para compreender o transtorno e oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento das crianças com espectro autista. Como parte desses esforços, a Prefeitura de Sorocaba, por meio de sua Secretaria da Educação, realiza nesta sexta-feira (31), às 19 horas, no auditório da escola municipal Dr. Getúlio Vargas, a palestra “Autismo e as Práticas Educativas”.

Ministrada pelas professoras Andreia Lungwitz Cleto e Erica Bastida, a palestra deverá apresentar novos olhares sobre o tema. As duas são mães de crianças autistas e têm grande experiência profissional na área: Andreia é pedagoga com habilitação em educação especial e autismo; Erica é professora da rede municipal de ensino, especialista no assunto e autora do livro “A Princesa Juju”, inspirado na relação com a filha.

“Nossa premissa é conhecer para entender. Cada criança diagnosticada com autismo tem a sua peculiaridade e a sua forma de reagir a diferentes estímulos, por isso merece ser olhada de perto, com respeito e atenção à sua individualidade. Nesse sentido, a palestra trará uma contribuição muito importante ao nosso trabalho”, diz a professora Silvia Souza Elias dos Santos, chefe da divisão de Educação Especial do CRE, que atende as 148 unidades da rede municipal no que se refere a necessidades pedagógicas especiais em casos como o autismo.

Para a secretária da Educação de Sorocaba, professora Marta Cassar, investir na conscientização é uma prioridade. “Encontros como esse fortalecem o diálogo sobre temas essenciais e, sobretudo, geram empatia, tão fundamental no atendimento às nossas crianças e às suas famílias”, diz.

A escola municipal Dr. Getúlio Vargas fica na avenida Dr. Eugênio Salerno, 298. As inscrições para a palestra foram abertas a pais de alunos e professores da rede municipal de ensino e as vagas esgotaram em apenas dois dias. Por isso, o evento também será transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Sorocaba no Youtube: www.youtube.com/user/prefeituradesorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - André J. Gomes


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page