top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Plenária Participativa recebe mais de 100 propostas e sugestões


A primeira Plenária Participativa da atual administração municipal ocorreu na manhã deste último sábado (29), com o objetivo de receber propostas e sugestões da população sobre o investimento dos recursos na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2018. A realização da Plenária Participativa em Sorocaba está amparada pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que garante a transparência em todos os processos de elaboração dos orçamentos municipais.

Conduzida pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), a Plenária contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, muitas delas representantes de organizações da sociedade civil, associações e sociedades, além dos conselhos municipais. “As associações precisam participar e aproveitar essa oportunidade de apresentar propostas de melhorias para seus bairros. Nossa associação do Piazza di Roma é atuante, aberta a ouvir os moradores e de forma organizada apresentar as necessidades e sugestões à administração municipal”, falou Manoel Borges presidente da Associação de Moradores do Piazza di Roma.

Mais de 100 propostas e sugestões foram apresentadas pela população presente no Sorocaba Clube, onde aconteceu a Plenária. Foram apresentadas solicitações e sugestões nas áreas de transporte, meio ambiente, saúde, educação, saneamento, pavimentação, iluminação, coleta seletiva, entre outras demandas.

Douglas Garcia, produtor cultural, apresentou proposta para que a iniciativa privada tenha incentivos da Prefeitura para investir em projetos culturais na cidade. “Esse é um momento muito importante, em que a população pode falar diretamente ao prefeito e secretários sobre as necessidades de cada área, apresentar sugestões. Deveria acontecer mais vezes no ano essas plenárias, a Prefeitura está de parabéns! Vim aqui sugerir alternativas para que se consigam mais verbas destinadas à cultura. Cultura não é gasto, é investimento em criatividade, em arte e conhecimento”, destacou Douglas.

O prefeito José Crespo, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, e os secretários municipais e seus representantes puderam anotar as reivindicações, além de esclarecer o que vem sendo realizado e as propostas para atender da melhor forma possível as solicitações apresentadas. “Estamos abertos a ouvir e dialogar com a população, a quem devemos servir e prestar contas pelo trabalho desenvolvido. Nós queremos atender todas as demandas, o que pudermos atender de forma imediata, faremos isto. Algumas propostas e solicitações necessitam de orçamento adequado ou de acertos jurídicos e licitatórios. Mas o importante é que estamos dispostos a ouvir a população que quer o bem e o melhor para nossa Sorocaba”, destacou o prefeito.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Bia Negrão


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page