top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Quando falta comunicação


Gostaria de começar comentando que o grande problema do mundo é a comunicação, pois se a comunicação fosse realizada de uma maneira transparente, sem ruído e com um “feed back”, muitos problemas e situações confusas não aconteceriam na vida das pessoas.

Imagine uma vírgula mal colocada, uma palavra mal dita, ou o pior, uma conclusão que partiu de apenas uma das partes que no final acaba mudando totalmente o rumo ou até mesmo uma situação, ou uma vida.

Precisamos tomar muito cuidado, quando nos comunicamos com as pessoas, pois afinal de contas nem sempre a mensagem é compreendida como você gostaria de dizer, mas sim como o outro entende, não esquecendo que o outro tem uma formação cultural, costumes e hábitos diferentes dos seus.

Imaginamos que estamos sendo totalmente compreendidos na emissão de nossas mensagens, mas normalmente não questionamos o outro se ele entendeu ou até mesmo compreendeu como você exatamente colocou o que imaginava, e de repente sem mais nem menos você recebe uma devolutiva, um retorno totalmente diferente do que imaginava. Então questiono: onde está a falha da comunicação, no emissor? no receptor? na mensagem? Enfim, em que momento houve a transformação da informação, o contexto muda totalmente e por conseguinte a mensagem também.

Ser claro, transparente, questionador, procurar de repente se existe alguma dúvida, procure dirimi-la, se sente algo durante o diálogo que não tenha sido confortável, compreendido, questione a outra parte, deixe tudo muito bem claro, para obter credibilidade e postura profissional bem definida durante sua vida.

“Quem fala a verdade não merece castigo.”


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page