top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Atenção Básica à Saúde tem encontro em Sorocaba


A Secretaria Municipal da Saúde promoveu nesta terça-feira (22) o 1º Encontro das Equipes de Atenção Básica de Sorocaba, um evento de valorização e fortalecimento da rede. Realizado no auditório do Bloco F da Universidade de Sorocaba (Uniso), o encontro teve a participação de 117 profissionais das Unidades Básicas de Saúde da cidade, entre coordenadores, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e funcionários administrativos, em um movimento voltado à discussão sobre a missão da rede básica, reconhecida como a porta de entrada dos serviços de saúde em qualquer município.

Em Sorocaba, a Atenção Básica é formada por 32 UBSs, com 44 equipes de Estratégia Saúde da Família e uma equipe de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde. Um dos papéis da rede é ser o primeiro serviço ao usuário do Sistema Único de Saúde, responsável por acolher os usuários nas suas demandas, de forma qualificada, humanizada e ordenada. O encontro desta terça-feira teve como finalidade discutir esse acolher e o cuidado, com qualidade, ética e segurança, conforme definiram os organizadores.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de Anie Oliveira Silva, presidente do Comitê de Ética de Enfermagem de Sorocaba, Odair Nelson da Veiga, chefe de Divisão de Educação Permanente e Estágios da Secretaria da Saúde, Gláucia Machado de Almeida, chefe técnica da subseção Itapetininga do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) e da gestora dos serviços de saúde da Secretaria da Saúde, enfermeira Fernanda Coradini Carlos. Conforme a gestora, “A proposta do encontro foi a de envolver a rede na reflexão sobre a reorganização da oferta do cuidado de forma a garantir o acesso do usuário ao sistema de saúde”.

A programação foi composta por três palestras, sendo a primeira delas sobre Acolhimento, tema abordado pelos enfermeiros Gláucia Maria Machado Almeida, da Subseção Itapetininga do Coren-SP e Vanderson Farley Brito, chefe da divisão da área norte da rede municipal. Na sequência, a apresentação foi sobre Segurança do Paciente, com a enfermeira Sheilla Siedler, da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp).

A palestra de encerramento foi motivacional com reflexões sobre o tema “Você está pronto?” e a condução de Edinaldo Proença – bacharel em Direito com Pós-graduação em Gerente de Cidades, com atuação de mais de 30 anos no serviço público e experiência em gerência e liderança de equipes.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Evenize Batista


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page