top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Obras de arte são expostas em feiras livres da cidade


A feira livre do Largo do Divino foi a primeira a receber, nesta terça-feira (27), o projeto Arte Livre, que leva obras de artistas plásticos da cidade e região para três feiras da cidade. A população que foi até a feira pôde ver oito obras do artista plástico sorocabano Nelson Molina. Nesta quarta (28), as mesmas obras estarão expostas na feira da Vila Santana e, na quinta (29), na Vila Hortênsia, sempre das 8h às 12h. A programação só será suspensa em caso de chuvas. As obras ficarão expostas em cavaletes. A ação da Secretaria da Cultura e Turismo é realizada em parceria com a Secretaria de Abastecimento e Nutrição.

A ideia com o projeto é aproximar a arte da população, tirando-as dos locais fechados e levando para um ambiente mais popular. As obras que percorrerão as feiras neste primeiro mês fazem parte do acervo doado à secretária de Cultura e Turismo (Secultur) pela família do cirurgião plástico Gal Moreira Dini, falecido em novembro do ano passado. A coleção doada pode ser visitada diariamente na própria Secultur, que mantém o acervo exposto no prédio.

As imagens das telas trazem diferentes pontos de Sorocaba, em diferentes momentos, criadas a partir da técnica chamada de espatulado. Também têm obras retratando pontos turísticos clássicos de outros países. De acordo com Molina, Gal gostava muito de Sorocaba e, desde que o conheceu, no início dos anos 2000, passou a pintar coleções exclusivas para o médico. Agora, com a partida do amigo – um dos principais divulgadores de seu trabalho – a ideia é mostrar a mais pessoas sua produção. “É importante que a arte chegue a mais pessoas”, falou, agradecido por ter sido escolhido para inaugurar o projeto. Para Molina, iniciativas como essas beneficiam tanto o artista quanto o público.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Secom


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page