top of page
  • Foto do escritorMARIO BASTOS

Sorocaba sedia reunião para eleição da presidência do conselho da RMS


Prefeitos de 27 municípios e representantes de secretarias de Estado reúnem-se nesta quarta-feira (3), às 10h, em Sorocaba, para a eleição e posse dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A reunião será coordenada pela Subsecretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, vinculada à Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, e acontecerá no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba. A organização do encontro é da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas.

Além da eleição do presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento, a Emplasa e a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas irão apresentar a programação dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) para a RMS, bem como as datas das oficinas de capacitação técnica para agentes municipais e representantes da sociedade civil, objetivando a criação dos conselhos consultivos e câmaras temáticas. A primeira oficina ocorrerá no dia 8 de maio, na Fatec Sorocaba.

Sobre o conselho

O Conselho de Desenvolvimento, organismo máximo da RMS, é o fórum de integração e de deliberação sobre as prioridades em termos de investimentos públicos, visando ao desenvolvimento da região. Daí seu caráter normativo e deliberativo. O conselho é composto pelos prefeitos dos 27 municípios integrantes da RMS, representantes das Secretarias de Estado nas funções de interesse comum, bem como representantes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

RMS

A Região Metropolitana de Sorocaba foi criada pela Lei Complementar nº 1.241, sancionada em 8 de maio de 2014 e congrega os municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Itapetiniga, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

A RMS conta com mais de 2 milhões de habitantes, representando 4,6% da população estadual. A RMS gera cerca de 4,25% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista e está estrategicamente situada entre duas importantes regiões metropolitanas do país − São Paulo e Curitiba −, além de manter limite territorial e processo de conurbação com a Região Metropolitana de Campinas.

Destaca-se, em âmbito nacional, por intensa e diversificada atividade econômica, caracterizada por produção industrial altamente desenvolvida, com predominância dos setores metal-mecânico, eletroeletrônico, têxtil e agronegócio (cana-de-açúcar).

O Parque Tecnológico de Sorocaba fica na avenida Itavuvu, 11.777.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Simone Sanches


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page