MARIO BASTOS

4 min

Confira os destaques da Agenda Cultural desta semana em Sorocaba

Agenda Cultural com a programação dos eventos promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba e também realizados com algumas parcerias.
 

 
Até 30/07
 

 

 
Exposição com William Ferreira
 

 

 
Horário: Segunda a sexta: 8h às 16h50 – Sábado e domingo: 13h às 16h50.
 

 

 
Local: Biblioteca Municipal de Sorocaba – Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.
 

 

 
Entrada: Gratuita
 

 

 
Descrição: A exposição das obras do artista plástico Will Ferreira mostra personagens inspirados em um ser humano confuso, programado, tomado por seus afazeres, lutando para se adaptar e sobreviver em uma sociedade tecnológica que está em constante mutação, com uma visão pessoal que não oferece solução para os problemas decorrentes deste progresso. As telas e acrílicos possuem desenhos de máscaras, que simbolizam a adaptação que o ser humano é capaz de fazer, a tecnologia é mostrada como pontos em que uma vida é acabada quando uma máquina começa. Os trajes dos personagens trazem elementos que nota-se a trajetória do homem em diversas épocas e por fim, o mundo em que foram retratados pertence ao irreal, em que interagem com sentimentos e impressões da realidade, mas transformados dentro dos limites racionais, técnicos e sonhos.
 

 

 

 
Até 28/07
 

 

 
Oficina de Dobraduras
 

 

 
Horário: 14h às 16h
 

 

 
Local: Biblioteca Infantil – Rua da Penha, 673, Centro.
 

 

 
Entrada: Gratuita
 

 

 
Descrição: As crianças poderão confeccionar suas próprias dobraduras desde as mais simples até as mais elaboradas, passo a passo, treinando suas habilidades, ou seja, a coordenação motora fina. A oficina será ministrada pela arte-educadora Paula Cristina Minatogawa.
 

 

 

 
28/07
 

 

 
Sérgio Mallandro
 

 

 
Horário: 21h
 

 

 
Local: Teatro Municipal Teotônio Vilela – Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista.
 

 

 
Entrada: Inteira R$ 70 e Meia R$ 35
 

 

 
Descrição: Um dos artistas mais conhecidos do Brasil desde a década de 80, Sérgio Mallandro apresenta seu novo show de stand up. Durante a apresentação, o humorista conta algumas situações de sua carreira e também de sua vida. Além disso, o público participa do show quando Mallandro abre a Porta dos Desesperados.
 

 

 
Vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=1FMmTDZA62k
 

 

 

 
29/07 e 30/07
 

 

 
9ª Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba
 

 

 
Horário: 12h às 21h
 

 

 
Parque Kasato Maru – Av. Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz – Campolim
 

 

 
Entrada: Gratuita
 

 

 
Descrição: A 9ª edição da Festa da Colônia Japonesa conta com a participação de barracas de entidades beneficentes com comidas típicas como guioza, tempurá, yakissoba, udon, sushi e sashimi. O público também encontrará produtos japoneses como roupas, futons e objetos diversos. A programação inclui shows musicais, tambores, danças, bazaristas e culinária oriental.
 

 

 

 
29/07
 

 

 
Bate papo com Abner Laurindo
 

 

 
Horário: 19h
 

 

 
Local: Biblioteca Municipal – Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.
 

 

 
Entrada: Gratuita
 

 

 
Descrição: Abner Laurindo é escritor, jornalista e pesquisador. Atua há vinte anos na imprensa e já passou pelas redações do Jornal Cruzeiro do Sul, Diário de Sorocaba, Revista Escala, Metro News, Jornal dos Delegados e assessorias de imprensa. Por duas vezes, Laurindo foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) como escritor, e ganhou o Prêmio Sorocaba de Literatura de 2015.
 

 

 

 
29/07 e 30/07
 

 

 
Farsa de Juiz da Beira
 

 

 
Horário: 20h
 

 

 
Local: Faculdade de Direito de Sorocaba. Rua Dr. Ursulina Lopes Tôrres, 123, Vergueiro.
 

 

 
Entrada: Gratuita
 

 

 
Descrição: Gil Vicente não poderia ficar à parte do Festival de Teatro Quatro ao Quadrado, uma vez que suas obras são as principais referências que se tem da prática teatral do século XVI, cujo acervo vicentino é frequentemente estudado por historiadores, sociólogos e filósofos. Assim, a Cia. Trupé de Teatro apresenta em a Farsa de Juiz da Beira um retrato da sociedade portuguesa da época, refletindo acerca do comportamento de Pero Marques, morador de Beira, uma pequena cidade de Portugal, na qual realiza o ofício de juiz. Entretanto, os métodos disformes e simplórios pelos quais julga os casos que lá surgem, levam-no a ter de julgar diante do Rei. Desta feita, Pero Marques coloca-se a argumentar sobre os casos que lhe aparecem. Dentre as figuras que surgem, vem uma famosa alcoviteira da cidade reivindicando a punição de um rapaz que supostamente teria violado sua filha. Vem um Escudeiro, que se apaixonou por uma moura e usou os serviços daquela alcoviteira e acaba acusando-a, já que mesmo gastando o que tinha, não consegue conquistar a moça. O Juiz absolve a alcoviteira. O mesmo escudeiro pede que o criado lhe devolva a roupa nova, já que não quer trabalhar mais para ele. Vem quatro irmãos discutir uma herança, um asno deixado pelo pai. Cada um tem uma característica principal: um é preguiçoso, um é dançarino, um é esgrimista e um é apaixonado. Estas tais situações esdrúxulas, bem como a postura assumida pelo juiz revestem a peça de graça e leveza. A peça faz parte do Festival de Teatro Quatro ao Quadrado, projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (LINC).
 

 

 

 
30/07
 

 

 
Domingo no Parque
 

 

 
Horário: 11h
 

 

 
Local: Campolim – Parque Carlos Alberto de Souza
 

 

 
Gratuita: Entrada
 

 

 
Descrição: O projeto “Domingo no Parque” oferece momentos de entretenimento à população, além de abrir espaço para artistas locais divulgarem seus trabalhos. Rock Station, que se apresentará neste dia, é composta por Pâmela Rubia, Carlos Lino, Luciano Donizeti, Netto Carvalho e Fabrício Matos. A banda apresenta grandes sucessos da música nacional e internacional, mesclando clássicos do pop rock, desde os anos 1970 até os atuais.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias - Natasha Amaral e Amanda Vieira (programa de estágio) Supervisão: Simone Sanches
 

 

    50
    0